ATRELAGEM

 

  A atrelagem significa o conjunto de um animal ou animais atrelados a algo, puxando um veículo ou implemento ,e em suas diversas funções.

  Antigamente era o único meio de condução,  transporte de mais pessoas e cargas, e o instrumento de trabalho no campo.

  Com o advento da industrialização, a chegada dos carros, caminhões e tratores, alguns dos serviços foram extintos , outros foram mantidos e reinventados, e outros foram criados, como a atrelagem esportiva, com competições para 1, 2 e 4 cavalos.

  É uma modalidade que pode ser praticada dos 7 aos 70 anos de idade , por isso é chamado de esporte familiar.

  Abaixo a descrição de algumas das provas que podem ser feitas na modalidade.

 

Derbyuma prova de velocidade, contra o tempo, onde há um percurso e obstáculos a serem seguidos e ultrapassados na sequência certa, e qualquer derrube de elementos do obstáculo se converte em penalidade para o tempo do concorrente.

 

 

 Adestramento, é a prova onde se executa uma sequência de figuras obrigatórias com letras nas 4 laterais delimitando as figuras, onde devem ser  feitas as passagens de passo, para trote e galope, auto e recuo. São julgadas a liberdade e regularidade dos andamentos, a facilidade e harmonia de movimentos, e a impulsão e correto posicionamento do(s) cavalo(s) nas transições e andamentos exigidos. O condutor é julgado pelo seu estilo, habilidade de condução e comando geral do conjunto.

 

 

Maratona: Prova em campo aberto, dinâmica, de grande extensão de percurso, com velocidades estipuladas para cada seção. É uma prova de regularidade, onde são exigidos todos andamentos: passo, trote e galope, incluindo obstáculos naturais como curvas fechadas, água e descidas de inclinação acentuada e obstáculos artificiais, com grau de dificuldade alto. Leva-se em conta na avaliação a condição física dos cavalos, através de vet-checks, bem como o controle dos cavalos por parte do condutor. 

Maneabilidade: Prova em que é feito um circuito com cones delimitando as passagens, os quais têm bolas na parte de cima destes, e obstáculos artificiais (água, ponte de madeira, etc), no máximo possui 20 obstáculos, podendo ser de regularidade (com velocidade estipulada e tempo concedido) ou contra o tempo. Na de regularidade as velocidades praticadas são de 210-230 m/min para cavalos de tração Ganha aquele que fizer no tempo ideal ou abaixo deste e que tiver menos penalidades.

© 2013 by The PAULO K.                                                                                                                                                                                            

  • 2000px-WhatsApp_logo-color-vertical
  • facebook-square